Conhecer a Doutrina Espírita ou Espiritismo é importante para todos os que querem perceber a vida à luz dos princípios espíritas.
O estudo sério da Doutrina Espírita leva-nos a perceber: quem sou, de onde venho e para onde vou; leva-nos, igualmente, a sair do misticismo, das crendices e do preconceito, uma vez que o apelo à razão é uma constante neste estudo.
A fé raciocinada, tão bem explicada na Doutrina, cuja base assenta no Evangelho de Jesus, auxilia-nos a um viver mais responsável, com caridade e esperança.
Questões ligadas à vida na Terra, à vida além da morte do corpo físico, a dor, as provações, o sono e sonhos, a comunicabilidade com o mundo espiritual, e muitos outros temas, são abordados nestes estudos.
Não basta ouvir palestras, ou ouvir o que os outros dizem. É necessário que cada um se debruce sobre esta matéria filosófica com base científica e de consequência moral.
Os encontros são organizados por temáticas, com diretrizes sobre o material de estudo e consultas, de modo a que, ao longo de um certo número de encontros, sejam analisadas por todos os participantes as matérias em causa;
Este formato leva a que juntos possamos refletir, tirar dúvidas uns aos outros e aprofundar seriamente estes conteúdos. Terminado um tema, inicia-se novo, de acordo com as necessidades do grupo.
De salientar que o estudo parte do esforço individual, da vontade de querer aprender, o que não se coaduna com “vou participar para ouvir”.
Em cada encontro há um moderador que orienta e coordena o estudo.
Ao estudarmos o Espiritismo, deparamo-nos, de várias maneiras, com a necessidade do autoconhecimento. A célebre citação de outras eras “Conhece-te a ti mesmo!”, é um pressuposto para o trabalho individual da reforma íntima.
O estudo ajuda-nos a perceber essa necessidade. Ao compreendermos a imortalidade, o facto de sermos Espíritos reencarnados em evolução, as leis divinas sempre atuantes, compreendemos, também, a necessidade da nossa espiritualização. Essa ação para dentro levar-nos-á a um despertar da consciência. Processo demorado, mas que nos é incentivado quando estudamos o Espiritismo.
Grupo de adultos (maiores de 18 anos) – 3ªs feiras, encontros online; sábados, encontros presenciais.
Grupo infantojuvenil (dos 7 aos 17 anos) – sábados (espaço a ser preenchido)
Grupos para pais e família – quintas e ou sábados (espaço a ser preenchido)
As obras da Codificação Espírita e outros livros espíritas complementares;
Coleções de livros para crianças e jovens da Federação Espírita Portuguesa;
Vídeos específicos; gravações; podcast; músicas; imagens; etc.
Outras obras complementares referentes aos aspetos da parentalidade ou de outros temas específicos que se enquadram no estudo.